Na quarta-feira (5), o Colégio de Entidades Regionais de São Paulo (CDER-SP) realizou sua primeira reunião ordinária de 2020, no auditório da Sede Angélica do Crea-SP, reunindo dirigentes e representantes de associações profissionais de várias localidades.
Compuseram a mesa de abertura dos trabalhos (na foto acima, da esquerda para a direita) o superintendente dos Colegiados do Crea-SP, Eng. Gumercindo Ferreira; o coordenador da Comissão Eleitoral Regional do Conselho (CER-SP); a vice-presidente do Crea-SP, Engª Lenita Secco Brandão; o ex-coordenador do Colégio de Entidades Regionais de São Paulo (CDER-SP), Eng. Mamede Abou Dehn Junior; o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli; o novo coordenador do CDER-SP, Eng. Renato Archanjo de Castro; o chefe de Gabinete do Crea-SP, Eng. Paulo Eduardo de Grava; o superintendente de Gestão Estratégica do Crea-SP, Daniel Montagnoli Robles; e a superintendente de Fiscalização do Conselho, Engª Maria Edith da Silva.
Dividida em duas partes, na programação da manhã foram nomeados os novos coordenador e coordenador adjunto do Colégio – Eng. Renato Archanjo de Castro e Eng. Cassius Gomes Cancian, respectivamente – e apresentados novos presidentes de Associações, além de coordenadores de algumas Uniões de Associações.
Segundo o presidente do Crea-SP, “a participação na mesa, nesta primeira reunião do ano, de todos os diretamente envolvidos com as ações das nossas Entidades de Classe é uma forma de reafirmar o compromisso desta administração com todas elas. Percebi uma evolução na qualidade dos serviços prestados pela grande maioria das nossas associações, por meio de feedbacks de profissionais que não têm relação direta com o Sistema – e isto prova que estamos alcançando novos públicos”. Vinicius também apresentou a Prestação de Contas – Coordenação CDER-SP 2019 (veja aqui).
A vice-presidente do Conselho, Engª Lenita Secco Brandão (foto abaixo), também se pronunciou, destacando que, por meio das Entidades de Classe, o Crea-SP consegue elevar o nível da valorização profissional, fomentando a realização de eventos, cursos e palestras nas diversas regiões do Estado. “Além disso, nas associações conseguimos pôr em prática um processo de qualificação constante dos nossos engenheiros, preparando uma profissão que evolui na velocidade das novas categorias”.
“Eu que atuo há 25 anos na Associação dos Engenheiros de Americana – lembrou Lenita –, reconheço que esse trabalho das Entidades valoriza a qualidade do trabalho realizado pelos engenheiros, garantindo, consequentemente, mais segurança para a sociedade”.
Na sequência, Mamede Abou Dehn Junior (foto abaixo) resumiu as realizações do CDER-SP na gestão recém-encerrada: apontou como méritos da gestão “a preocupação com a manutenção e o aprimoramento do formato de sucesso do CDER-SP, já utilizado na gestão anterior, acrescentando a criação de 14 comitês temáticos extrarregimentais, que visam à discussão de temas pertinentes na atualidade; a inovação do Censo das Entidades de São Paulo, que nos auxiliou nos trabalhos relacionados aos Termos de Colaboração e Fomento, além de servir como balizamento das necessidades dos profissionais, empresas e usuários. Com isso, o Conselho pode concentrar esforços na fiscalização, na valorização profissional e na divulgação da legislação”.
“Essas atividades repercutiram em todo o país – frisou Mamede –, tornando o CDER-SP uma referência no trato com as Associações. Tanto que assumimos a Coordenação Adjunta do Fórum Autônomo Nacional dos Colégios de Entidades Regionais, um fórum formado por todos os coordenadores de CDER do Brasil”. O ex-coordenador do CDER-SP também incluiu entre as principais realizações de sua gestão o manifesto à deputada Joice Hasselman, o manifesto ao Banco Central e a participação do Colégio na criação da Frente Parlamentar pelo Fortalecimento e Defesa das Ações do Crea-SP da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Após a apresentação do Presidente Vinicius sobre os principais resultados da gestão no ano de 2019. A superintendente de Fiscalização do Crea-SP, Engª Maria Edith dos Santos, trouxe dados importantes sobre as ações de sua área ao longo de 2019, como a marca de 175 mil fiscalizações realizadas, destacando algumas delas, como a realizada no Porto de Santos. Edith também apresentou o Plano de Fiscalização com as forças-tarefas para 2020, apontando prioridades e novos procedimentos da fiscalização.
Veja aqui a íntegra de sua apresentação
Na parte da tarde, Ricardo Dalceno, consultor de Negócios da Desenvolve SP, apresentou as linhas de crédito e modalidades oferecidas pela agência de financiamento estadual – veja aqui a íntegra de sua palestra. O órgão oferece financiamento para aquisição de equipamentos, softwares e desenvolvimento de tecnologias de informações, entre outros itens, além de projetos de modernização que envolvam compra de veículos, móveis, reformas, etc., em condições especiais para os profissionais registrados no Crea-SP.
Na sequência, Jussara Anunciação Ralisse, chefe da Unidade de Convênios, Fomento e Parcerias, da Superintendência de Gestão de Recursos, descreveu aos presentes um panorama do último triênio sobre os convênios e parcerias firmados pelo Crea-SP.
Veja aqui a íntegra de sua apresentação
Gustavo Bertoni Rodrigues, gerente do Departamento de Comunicação, deu continuidade à agenda da reunião, destacando a importância do uso do Manual de Identidade Visual do Conselho, cujo principal objetivo é valorizar a logomarca das entidades junto aos associados. O manual está disponível no site do Crea-SP para consulta e é possível baixá-lo por meio do link abaixo:
http://www.creasp.org.br/institucional/identidade-visual
Veja aqui a íntegra de sua apresentação
Encerrando os trabalhos, os coordenadores do CDER-SP abriram espaço para elucidar dúvidas dos participantes e ouvir suas propostas de novos projetos para o setor.
Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP
Fotos: Guilherme Monteiro e Gustavo Fernandez
Colaboração: Ana Soares e Beatriz Ferreira – Estagiárias de Jornalismo