InícioCAU/SPMês da Consciência Negra: seminário do CAU/SP nos dias 29 e 30/11...

Mês da Consciência Negra: seminário do CAU/SP nos dias 29 e 30/11 promove debate sobre diversidade na Arquitetura e Urbanismo

O CAU/SP e a Comissão de Políticas Afirmativas (CPAF-CAU/SP) convidam para o “1° Seminário Vozes Negras na Arquitetura e Urbanismo” nos dias 29 e 30 de novembro de 2024 na capital.

Trata-se de promover uma reflexão sobre a diversidade racial no campo da Arquitetura e Urbanismo, ressaltando o protagonismo de profissionais negros e da comunidade negra.

Será uma oportunidade para debater e compartilhar experiências e estratégias para fortalecer a representatividade racial na Arquitetura e Urbanismo e impulsionar ações que promovam a equidade e diversidade racial nesta área.

A abertura do seminário no dia 28/11 será um evento interno, no âmbito da Reunião Plenária do CAU/SP, com a participação do Instituto Tebas. A exemplo das reuniões plenárias anteriores, haverá transmissão pelo canal do Conselho no portal YouTube (clique aqui).

Além da capital, também haverá uma programação especial para as cidades do interior, em Campinas, Mogi das Cruzes e Presidente Prudente (veja aqui).

Serviço
1° Seminário Vozes Negras na Arquitetura e Urbanismo
Dias 29 e 30 de novembro de 2024, sexta e sábado
A partir das 09h
Sede do CAU/SP
Rua Quinze de Novembro, 194 – Centro Histórico (próximo das estações de metrô São Bento e Sé)
São Paulo-SP
Inscriçõesficha de inscrição online (clique aqui)

Programação

29 de novembro de 2024

09h00 às 10h00
Recepção do evento, com a participação da CPAF-CAU/SP

10h00 às 11h00
Mesa 1: Deslocamentos e Desigualdades: Racismo Ambiental na Mobilidade Urbana
Explorar como o racismo ambiental afeta a mobilidade nas comunidades negras, analisando as barreiras e injustiças enfrentadas no acesso aos espaços urbanos.
Palestrantes: Gabriela Alves e Jô Pereira

11h00 às 12h30
Mesa 2: Quilombos e Contemporaneidade: Memória, Território e Autonomia
Debater o papel dos quilombos e territórios negros na preservação cultural e na resistência territorial, destacando sua relevância na contemporaneidade.
Palestrantes: Eunice Queiroz, Joana D’Arc de Oliveira e Jurandir Caçandoca

12h30 às 14h00 – Intervalo

14h00 às 15h30
Mesa 3: Caminhos para uma Arquitetura Afrobrasileira
Discutir as possibilidades de atuação para arquitetos e urbanistas negros, abordando as especificidades de uma prática que dialogue com a identidade afrobrasileira e os desafios do mercado.
Palestrantes: Giselly Barros, Josivan Benegate e Paulo Januário

16h00 às 18h00
Mesa 4: Epistemologias Negras: Inovação e Pesquisa na Arquitetura
Investigar como as perspectivas negras têm contribuído para a pesquisa em arquitetura e urbanismo, promovendo novas abordagens e práticas inovadoras.
Palestrantes: Ana Barone, Fabio Velame e Henrique Cunha

30 de novembro de 2024

09h00 às 10h00
Recepção do evento, com café da manhã

10h00 às 13h00
Caminhada com o coletivo Cartografia Negra, seguida de uma oficina sobre a experiência da caminhada, onde será elaborado um mapa sensorial.