O Crea-SP Capacita vai além da atualização e formação dos profissionais da área tecnológica. Aproveitando o Outubro Rosa, o programa reúne mulheres de diferentes especialidades para debater um dos temas mais importantes do universo feminino: a prevenção e o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo de útero. O encontro, que ocorre na próxima quarta-feira (23/10), a partir das 18h30, na Sede Angélica, tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância dessa causa.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil já registra mais de 73 mil novos casos de câncer de mama somente este ano. “Precisamos compartilhar informações sobre estatísticas, fatores de risco, sinais de alerta e os avanços nos cuidados e tratamentos. A participação de todos é fundamental para mostrarmos que nenhuma mulher está sozinha nessa luta”, afirma a Eng. Marci Alves, integrante do Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-SP.
O evento reforça o compromisso do Conselho com o cuidado de seus públicos e a promoção do autocuidado. A convidada especial, Dra. Lilian Arruda, oncologista clínica, e as demais integrantes do Comitê Gestor discutirão medidas de prevenção, dicas de estilo de vida saudável e o papel da sociedade na disseminação de informações essenciais.
Para a Eng. Agr. Andrea Sanches, coordenadora do Colégio de Instituições de Ensino de São Paulo (CIES-SP), a iniciativa é indispensável. “Esse debate reforça a responsabilidade do Conselho com as mulheres, abordando um tema tão delicado e relevante. Trazer informação de qualidade e compartilhar histórias é algo que pode alertar, inspirar e salvar vidas”, destaca.
Os relatos estão dentro da própria autarquia. Em 2020, a presidente Eng. Lígia Mackey foi diagnosticada com câncer de mama. “A agilidade e a capacidade de autocontrole que são tão comuns à minha rotina de trabalho foram fundamentais para lidar com o diagnóstico e tratamento. Hoje, após tratamento e cirurgia, sigo em remissão, acompanhando e cuidando da minha saúde, rumo à cura. Uma cura que existe e para qual o diagnóstico precoce é vital”, conta.
O workshop reunirá essa e outras histórias durante a programação que inclui palestra e roda de conversa. As inscrições podem ser realizadas aqui.
Produzido pela CDI Comunicação