InícioPraia GrandePG tem representantes em Congresso Internacional de Resiliência Climática

PG tem representantes em Congresso Internacional de Resiliência Climática

Representantes do Departamento de Defesa Civil de Praia Grande participaram nesta quinta-feira (16) da segunda edição do Congresso Internacional de Resiliência Climática, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. Estiveram presentes ainda representantes das secretarias de Meio Ambiente (Sema) e de Assistência Social (Seas), que também integram o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil.

O evento, realizado pelo Governo de São Paulo, promoveu a discussão sobre mudanças do clima e teve como tema central “O Financiamento Público e Privado para a Redução de Riscos e Desastres”, que trouxe estratégias para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à prevenção de desastres e à adaptação às mudanças climáticas.

A abertura contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, que falou sobre as linhas de crédito da Desenvolve SP, e do coordenador adjunto de Defesa Civil, tenente coronel Rinaldo de Araújo Monteiro. Eles debateram as ações para o fortalecimento da resiliência climática dos municípios.

A programação contou ainda com painéis temáticos, workshops e mesas de debate voltados à integração de tecnologias emergentes, práticas sustentáveis e estratégias colaborativas para enfrentar os impactos dos eventos climáticos extremos.

De acordo com o diretor do Departamento, Henrique Carvalho, a Defesa Civil desempenha um papel fundamental na promoção da resiliência climática dos municípios. “Em um contexto onde os eventos climáticos extremos como enchentes, tempestades e deslizamentos têm se tornado mais frequentes e intensos ultimamente, a Defesa Civil atua diretamente na preparação, prevenção, resposta e recuperação desses eventos, minimizando os impactos para a população e para a infraestrutura local. E através de mesas de debates que ocorreram, podemos traçar estratégias e fomentar projetos para resiliência tanto com o setor público como incentivo da iniciativa privada”.

 

Fonte e Foto: Prefeitura Municipal de Praia Grande

Editorias