InícioAtualidadesTrês projetos brasileiros entre os vencedores do Prêmio ArchDaily Building of the...

Três projetos brasileiros entre os vencedores do Prêmio ArchDaily Building of the Year 2023

Com mais de 150 mil votos recebidos ao longo das últimas três semanas, temos o prazer de apresentar os vencedores do Prêmio ArchDaily Building of the Year 2023. Este prêmio de arquitetura é atribuído pelos leitores do ArchDaily, que filtraram entre milhares de projetos os 75 finalistas e, posteriormente, as 15 melhores obras de arquitetura que foram publicadas em 2022.

A escala deste prêmio é um reflexo do quão importante é a arquitetura hoje, à medida que a complexidade cada vez maior de nosso mundo aumenta a pressão e as demandas sobre nosso ambiente construído. Para lidar com questões como a crise climática, escassez de energia, densidade populacional, desigualdade social, escassez de moradias, urbanização acelerada, identidade local e segregação, a arquitetura precisa se abrir. Estamos felizes em ver como as questões levantadas por este prêmio ganharam atenção global. Veículos de fora do campo da arquitetura, como a Globo ou o El País, comentando que “isso é o que consideramos uma boa arquitetura”. O reconhecimento da profissão vai além de suas fronteiras habituais e é capaz de motivar, alegrar e emocionar um número cada vez maior de pessoas que entendem a importância de nosso ambiente construído e seu impacto na qualidade de vida das pessoas.

Os vencedores são um exemplo concreto do que a sociedade reconhece como boa arquitetura, mas também do que se exige dela. Assumimos a responsabilidade de continuar desenvolvendo o espírito do prêmio, fortalecendo a contribuição de nossa comunidade com base em suas preferências, juntamente com a voz de um público mais amplo de fora da arquitetura.

Prêmio ArchDaily Building of the Year é oferecido pela Dornbracht, empresa conhecida internacionalmente por seus produtos para cozinhas e banheiros.

OS VENCEDORES

Melhor uso de produtos
Convento do Beato Event Center / RISCO (Portugal)

O desenho do novo teto resultou de um longo processo de pesquisa técnica e formal, etapa necessária para chegar a uma solução estruturalmente leve, tecnicamente eficiente e arquitetonicamente coerente com a altura do claustro. A solução adotada consiste em um sistema de treliças dispostas ortogonalmente que formam um conjunto de ‘favos’ que são iluminados por cima por claraboias.

O ponto de partida do projeto foi repensar os espaços comerciais para uma melhor integração com o entorno. O ‘vale urbano’ resultante se torna um novo espaço público na cidade e estabelece uma nova referência para Xangai.

Arquitetura Cultural
Pavilhão do Brasil na Expo Dubai 2020 / MMBB Arquitetos + Ben-Avid + JPG.ARQ (EAU)

O pavilhão apresenta as águas brasileiras, dos seus rios e seus mangues. Nascedouro de toda a fertilidade da vida, patrimônio natural que dá a base para toda a discussão da sustentabilidade no planeta.

Arquitetura Educacional
Jadgal Elementary School / Daaz Office (Irã)

O projeto foi realizado a partir de um método de construção participativo que visava promover o desenvolvimento sustentável e produzir infraestrutura social, econômica e cultural. Como resultado, projetamos uma escola com a ideia de ser o centro de desenvolvimento da aldeia e das comunidades vizinhas. Desta forma, a escola se torna um local de educação para as crianças e um ponto de encontro e aprendizagem para todos.

Arquitetura Hospitalar
University Hospital in Tangier / Hajji & Elouali + Architecturestudio (Marrocos)

O Centro Hospitalar Universitário em Tânger integra perfeitamente uma estrutura hospitalar composta por vários edifícios de alta qualidade que lembram a arquitetura vernacular das aldeias marroquinas na paisagem montanhosa.

Hotelaria
House & Restaurant / junya ishigami + associados  (Japão)

‘Não pode ser artificialmente suave, mas algo com a aspereza da natureza. Culinárias autênticas exigem um lugar assim.’ Ele também me disse que ‘você tem que parecer que sempre esteve lá e continuará lá por muito tempo’. Sua ideia era criar um restaurante novo já antigo.

Casas
Casa no Pomar do Cafezal / Coletivo LEVANTE (Brasil)

O projeto da casa representa um ´modelo´ construtivo que utiliza materiais próprios da periferia, com uma implantação adequada e atenção à iluminação e ventilação, resultando em um espaço com grande qualidade ambiental.

Habitação
Terrace House / Austin Maynard Architects (Austrália)

A Terrace House é o resultado de clientes, funcionários e parceiros da Austin Maynard Architect que colocaram seu próprio dinheiro em risco para criar casas com foco na comunidade que são equitativas, éticas, econômicas, resistentes e resilientes diante da crescente crise climática. A Terrace House adota uma abordagem revolucionária para habitação e oferece casas bem projetadas e de qualidade que são ambiental, social e financeiramente sustentáveis.

Arquitetura Industrial
Sede Carmo Coffees / Gustavo Penna Arquiteto e Associados (Brasil)

Localizado em área estratégica, à beira da rodovia BR-381, o lugar pede uma forma notável. A velocidade da visualização desde a rodovia nos conduziu à grande horizontal: clareza e força numa forma única. Sobre esta base, imprime-se o objeto de nossa reverência: um escavo, côncavo, translúcido, da cor do café torrado. 

Arquitetura de Interiores
Atelier Gardens Studio 1 / MVRDV (Alemanha)

O projeto do MVRDV mostra uma ‘transformação de baixa tecnologia’ com um recurso de destaque: um complexo sistema suspenso de trilhos de cortina que, ao contrário da maioria dos estúdios de cinema onde os trilhos de cortina estão ocultos, torna-se um ponto focal do espaço.

Escritos
CapitaSpring / BIG + Carlo Ratti Associati  (Singapura)

Em vários trechos, os elementos verticais que compõem o exterior do edifício são separados para permitir vistas para a vegetação que floresce na base, no centro e no jardim na cobertura. A torre reforça a reputação de Singapura como uma cidade-jardim, abrigando mais de 80 mil plantas.

Arquitetura Pública & Paisagismo
One Green Mile / MVRDV (Índia)

Transformando um elemento de infraestrutura de concreto em um espaço público para toda a comunidade local, o projeto oferece instalações e vegetação, melhora a mobilidade e cria uma forte identidade visual para a região. Em uma escala mais ampla, o projeto oferece uma abordagem escalável para o desenvolvimento urbano sustentável, estabelecendo uma nova referência para espaços públicos subutilizados na intensa metrópole indiana.

Arquitetura Religiosa
The Chamber Church / Büro Ziyu Zhuang (China)

Olhando para trás, encontramos os arquétipos arquitetônicos na história. O projeto ecoa as memórias a ele associadas, mas as interpreta em uma modernidade atemporal criando um sentido de futuro. A arquitetura integra esta dualidade em planta e corte.

Pequena Escala & Instalações
Glass House / Max Núñez (Chile)

Através de vários sistemas mecânicos, o projeto cria um ambiente artificial condicionado que simula um fragmento de floresta tropical em uma latitude diferente. Seus habitantes são uma variedade de plantas, samambaias, palmeiras, orquídeas, musgos, pequenas árvores e alguns insetos que encontraram seu novo habitat nesta atmosfera controlada.

Arquitetura Desportiva
Quzhou Sports Park / MAD Architects (China)

Apesar de sua impressionante capacidade para 30 mil lugares, o Quzhou Stadium foi projetado para parecer a continuação da paisagem circundante, em vez de um objeto que se destaca contra nela. Ao contrário dos típicos estádios fechados construídos em áreas urbanas ao redor do mundo, o MAD Architects buscou uma solução formal que se abrisse ao espaço público em quase todos os lados.

Mais uma vez, obrigado por fazer parte do Prêmio ArchDaily Building of the Year. Sua participação e apoio foram importantes para o sucesso desta edição. Agradecemos sinceramente o seu compromisso em celebrar a melhor arquitetura do mundo.

 

 

Escrito por David Basulto & Diego Hernandez | Traduzido por Romullo Baratto

Fonte: archdaily